Muito além da beleza

Muito além da beleza

Você já ouviu falar em Síndrome Mão-Pé?!

Vamos entender um pouquinho mais sobre o assunto, e como surge essa síndrome…..

ETIOPATOGENIA

Neoplasia é a expressão utilizada para indicar alterações com consequente crescimento exagerado das células. Podem ser benignas ou malignas, considerado o Câncer uma alteração Maligna.

O tratamento para o câncer consiste em inibir a proliferação das células neoplásicas, podendo utilizar para isso de três principais métodos: quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia.

A quimioterapia utiliza de compostos químicos, aplicados por infusão e/ou via oral, em dosagem indicada pelo médico responsável, de acordo com a necessidade e evolução do paciente.

Um dos efeitos colaterais é conhecido como “Síndrome Mão-Pé” (SMP).

INCIDENCIA

Essa síndrome aparece em média após 79 dias de tratamento, com incidência de aproximadamente 50% em pacientes que utilizam um tipo especifico de quimioterapia, a fluoropirimidina oral. Desses, 1 em cada 4 apresenta toxicidade severa.

CARACTERÍSTICAS

É caracterizada pela presença de alterações de sensibilidade nas palmas das mãos e plantas dos pés, incluindo hipoestesia. Após três a quatro dias, edema, calor, dor em queimação e eritema local aumentam progressivamente.

Podemos caracterizar de acordo com o quadro abaixo a evolução da SMP:

EVOLUÇÃO

Abaixo imagens  da SMP de acordo com sua evolução:

SMP grau 1
SMP grau 2
SMP grau 3

Como pode ser observado, a SMP apresenta intensa desidratação e descamação na palma das mãos e planta dos pés, além de, como dito anteriormente, alteração de sensibilidade.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Antes de realizar qualquer tratamento em pacientes oncológicos, em fase de tratamento ou não, deve-se ter autorização do médico responsável.

Também é necessário que antes do atendimento haja uma integração e um trabalho que envolva equipe multidisciplinar composta dos demais profissionais da área da saúde tais como, Psicólogos, Fisioterapeutas e Enfermagem.

Deve-se estudar e realizar anamnese detalhada de cada paciente para elaborar o melhor protocolo de atendimento para cada caso, bem como estudar a fase de evolução do tratamento e estágio da doença.

Após esses cuidados, os tratamentos estéticos realizados, em especial para SMP são:

– Protocolos com hidratação cosmética para mãos e pés;

– Orientações sobre o uso dos cosméticos para manutenção da hidratação home care e prevenção de rachaduras e lesões;

– Orientações sobre o uso e importância do filtro solar;

Os benefícios dos tratamentos Estéticos são muitos. Melhora da qualidade de vida, bem-estar e autoestima são os principais.

Mas, como dito anteriormente, o trabalho multidisciplinar é de extrema importância.

Assim, podemos entender que a área de atuação do Esteticista vai além dos protocolos de embelezamento.

Vale reforçar mais uma vez que, SEMPRE deve haver autorização médica para realização de qualquer tratamento, além de envolver um trabalho multidisciplinar.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROCHA FILHO, Duílio Reis da. Estudo prospectivo da incidência, das características clínico-patológicas e da hiperalgesia na síndrome mão-pé induzida por capecitabina / Prospective study of incidence, clinical-pathological characteristics and hyperalgesia in hand-foot syndrome induced by capecitabine. In Scielo: http://www.inca.gov.br//bvscontrolecancer/publicacoes/Estudo_prospectivo_incidencia_caracteristicas_clinico_patologicas_Duilio_Reis_Rocha_Filho.pdf  Acesso em 15/02/2017

SANTOS, Paulo Sérgio da Silva, TINÔCO-ARAÚJO, José Endrigo, SOUZA, Lucas Monteiro de Vasconcelos Alves de, FERREIRA, Rafael, IKOMA, Maura Rosane Valério, RAZERA, Ana Paula Ribeiro, SANTOS, Márcia Mirolde Magno de Carvalho. Efficacy of HPA Lanolin® in treatment of lip alterations related to chemotherapy. In Scielo: http://www.scielo.br/pdf/jaos/v21n2/1678-7757-jaos-21-02-163.pdf Acesso em 15/02/2017

BRITO, Fernanda Rodrigues. Neurotoxicidade Relacionada ao Uso de Oxaliplatina.  In Scielo: http://pesquisa.bvsalud.org/brasil/resource/pt/ses-31789 Acesso em 14/02/2017[epico_capture_sc id=”122″]

Publicado em Blog Marcado com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*